top of page

Os Novos Passos da AOTP


Este foi um grande ano para a AOTP e temos muitas novidades para o ano que chega. O IV Encontro Mundial sobre O Ensino de Português – EMEP superou todas as expectativas e uniu profissionais de diferentes continentes, solidificando ainda mais o trabalho que temos desenvolvido em prol dos professores de língua portuguesa nos Estados Unidos; e os planos para 2016 já se vão alinhando.

O nosso website passou por uma remodelação, que centralizou todos os serviços da AOTP, e agora conta com uma área exclusiva para membros. Com a renovação da anuidade para 2016, os membros vão criar uma conta de acesso à esta área para poderem usufruir de todas as vantagens oferecidas pela organização. Neste espaço restrito é possível ter acesso a uma lista de empregos, uma área com ideias para promover os programas de português e mantê-los robustos, um calendário de conferências, oficinas e outras oportunidades de desenvolvimento profissional, acesso ao streaming em direto de ações de formações e webinares gravados sobre ensino de línguas, informações fundamentais sobre o processo de certificação para dar aulas no ensino secundário norte-americano; e finalmente, uma página de recursos interessantes para os membros. Assim, no final do mês de dezembro, o nosso antigo website www.aotpsite.org, será finalmente desativado e todas as comunicações, serviços e administração serão feitos a partir de um único website: www.aotpsite.net.

As eleições para a diretoria da AOTP estão abertas e todos os membros com anuidade em dia podem votar eletronicamente. As instruções foram encaminhadas por email e a participação de todos é de grande importância. Desde já muito agradeço a todos os voluntários que se disponibilizaram para trabalhar por e para todos os professores de português nos Estados Unidos.

Nesta comunidade que formamos, temos colegas e instituições que desenvolvem trabalhos de uma qualidade fantástica e que todos os dias fazem grandes esforços para que a nossa língua e as nossas culturas tenham um espaço e continuidade neste país.

Eles são um modelo e uma inspiração para todos nós. Ajudem-nos a identificar estes profissionais e organizações, participando das nomeações para os “Prêmios Educação da AOTP 2016” que estão abertas em “Atividades” no nosso website.

Todos os membros regularizados podem fazer nomeações ilimitadas para cada categoria dos prêmios da AOTP. Estes prêmios serão entregues durante os “Brazilian International Press Awards 2016”, em maio, na Flórida.

É com grande prazer que informo que a professora Edleise Mendes, da Universidade da Bahia e presidente da Sociedade Internacional do Português como Língua Estrangeira, a professora Marisa Mendonça, diretora executiva do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa, e a professora Ana Paula Laborinho, da Universidade de Lisboa e presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, confirmaram suas participações como palestrantes convidadas do V EMEP, que acontecerá em agosto na University of California at Berkeley. São presenças que garantem a qualidade do nosso encontro e muito nos honram.

Finalmente, terminamos o ano de 2015 com um saldo extremamente positivo. Depois de oito anos de atividades, a nossa organização ganhou credibilidade que nos permitiu dar um passo grande. Há uns meses, iniciamos o processo para entrar o NCOLCTL – National Council of Less Commonly Taught Languages, e esta semana as dezoito associações de professores de línguas que formam o NCOLCTL votaram unanimemente a nossa entrada no conselho nacional. Esta participação é extremamente importante, uma vez que nos coloca na posição de participar na concessão de políticas nacionais para a promoção do ensino/aprendizagem da nossa língua, dá-nos acesso a publicações especializadas no ensino de línguas e a formações de alta qualidade para professores de línguas.

Como esta é a última coluna do ano, aproveito para desejar um novo ano cheio de alegrias e realizações a todos os nossos membros e às suas famílias. Ano Novo, desafios novos, oportunidades novas e novas conquistas para todos.

*Luis Gonçalves é Presidente da AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page