top of page

Uma nova perspectiva para a pesquisa científica na área do Português como Língua Estrangeira – Nosso


Vivemos um período de pleno florescimento para a Área de Português como Língua Estrangeira. O Brasil ocupa um papel extremamente relevante entre os países lusófonos e isso faz com que internacionalmente o Português Brasileiro ganhe cada vez mais prestígio. Além de iniciativas pessoais, seja na procura individual por cursos, professores e materiais para aprendizagem de nosso idioma, podemos observar uma preocupação institucional na ampliação contínua e expressiva da oferta de Cursos e Atividades relacionados à Língua e à Cultura do Brasil.

A formação de Licenciatura Dupla existente no Brasil há décadas tem objetivo de qualificar docentes para o exercício do ensino da Língua Materna e da Língua Estrangeira e suas respectivas literaturas. É claro que com as novas exigências e a busca por pessoal qualificado na Área da Didática e Prática do Ensino, esses mesmos profissionais encontram oportunidades de ensinar sua própria Língua Materna para falantes de outras Línguas usando como Língua Ponte, a mesma estudada durante a formação acadêmica, além do conhecimento sobre outras Línguas.

Essa constelação didática nos mostra a presença do Multilinguismo nas salas de aula. Não devemos esquecer que, na maioria das vezes, os grupos de aprendizes de Português são falantes de distintas Línguas Maternas, fator que oferece desafios ao professor, mas também possibilita um maior aproveitamento didático quando trabalhado de forma adequada.

Em relação à institucionalização do Português Brasileiro nos Estados Unidos da América, vemos com satisfação a consolidação e a expansão do Programa de Assistência no Ensino de Língua Portuguesa idealizado e financiado pela Fundação Fullbright. Tais iniciativas oferecem uma contribuição substancial para a ampliação de relações entre os países envolvidos, além de possibilitar ao Brasil uma representação de caráter acadêmico, a qual muitas vezes tem possibilidade de apresentar informações relevantes sobre o nosso país, as quais por outra forma não chegariam ao público dos Estados Unidos.

Atualmente a chamada para novos assistentes encontra-se aberta, além da Licenciatura Dupla, também se exige dos candidatos comprovação do conhecimento de Língua Inglesa através de certificação internacional. O programa concederá até 45 bolsas para assistentes no ano acadêmico de 2015-2016 em diversas instituições em várias localidades do país. Seguramente a experiência didática em um ambiente cheio de desafios servirá para um desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional aos assistentes, bem como contribuirá para o aprofundamento das discussões sobre a prática do ensino do Português Brasileiro. Seguramente obteremos, através dos relatos de trabalho, uma nova perspectiva para a pesquisa científica na Área do Português como Língua Estrangeira.

*Licenciado em Letras Português/Inglês, Mestre em Estudos Linguísticos (UFPR) Master of Arts (Universität Leipzig) Professor do Centro de Línguas da UFPR

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page