top of page

Os novos objetivos da AOTP – Nosso Idioma

Antes de mais nada, agradeço aos colegas a confiança que depositaram em mim quando votaram nas eleições para a diretoria. Há uns anos, entrei para o Conselho Consultivo e, desde 2013, sirvo na capacidade de vice-presidente. É uma grande honra assumir agora a presidência da AOTP e dar continuidade às nossas atividades. Tenho o privilégio de poder continuar a trabalhar com uma equipe de voluntários que, com muita dedicação, promove a excelência no ensino e aprendizado da Língua Portuguesa nos Estados Unidos e no mundo.

Durante sete anos, a AOTP foi brilhantemente conduzida por uma das suas fundadoras, a professora Anete Arslanian, e quero, em nome de todos os associados, agradecer o seu trabalho. A excelente reputação da AOTP é evidente na forma como tem crescido e no reconhecimento internacional que tem recebido. Este sucesso tem, sem sombra de dúvida, a assinatura da Anete e é indissociável da sua extraordinária dedicação. É fundamental para o sucesso da nossa organização que a Anete continue ligada aos destinos da AOTP. Por isso, aproveito esta oportunidade para informar que, seguindo os estatutos, lhe pedi para ocupar a vice-presidência até o próximo ciclo de eleições, o que ela gentilmente aceitou.

Em 2015 temos quatro objetivos principais para a AOTP: (1) avançar com uma agenda de ações de formação, que vamos realizar em três regiões e que respondem às necessidades profissionais identificadas pelos nossos associados; (2) em parceria com o Brazilian International Press Award, premiar indivíduos e instituições que desenvolvem trabalhos de referência internacional e que consideramos modelos a seguir no ensino e promoção da Língua Portuguesa nos Estados Unidos; (3) organizar com sucesso o IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português na Georgetown University a 7 e 8 de agosto, que promove uma troca internacional de conhecimento sobre novas propostas e metodologias de trabalho no ensino e aprendizado da nossa língua; (4) e procurar parcerias com associações de professores de outras línguas nos Estados Unidos e com organizações de professores de português em outros países, para partilharmos soluções criativas para os desafios profissionais que os nossos associados enfrentam.

Na AOTP, vamos continuar a trabalhar para os nossos colegas, a nossa profissão e os nossos alunos para que todos os dias cada um dos nossos associados tenha as condições para conduzir a sua atividade com o máximo de dignidade profissional.

Um abraço.

Luis Gonçalves

*Luis Gonçalves é presidente da AOTP – American organization of Teachers of Portuguese e ensina português na Princeton University, NJ. Tem doutoramento em Línguas Românicas, com especialização em Estudos da Comunicação e certificação em Estudos Culturais, pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Publicou artigos especializados e tem dado ações de formação a professores de português como língua estrangeira e organizado conferências e painéis sobre o ensino de PLE e Culturas Lusófonas em Portugal, Brasil e EUA. Recebeu o 2010 Award for University Professor of Portuguese dado pela Universidade dos Açores e pelo Portuguese World Language Institute at Lesley University, MA.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page