top of page

Minha experiência fantástica com a língua portuguesa – Nosso Idioma

Gostaria de compartilhar com vocês um pouco da história sobre mim e a língua portuguesa.

Foi depois do vestibular de 2010, quando precisava preencher a preferência do curso da faculdade. Tinha pensando em escolher inglês, porque gosto muito de língua estrangeira. Naquela hora meu pai falou: “há muitas pessoas que podem falar inglês agora na China, talvez seja difícil achar um emprego no futuro”. No final, concordei com meu pai e então escolhi a língua portuguesa.

Nos primeiros dois anos, eu tinha dois professores chineses e um professor brasileiro. Eles me ensinaram o básico da escrita, da gramática e da compreensão auditiva. O professor brasileiro era uma pessoa muito trabalhadora e simpática. Eu aprendi muito com ele.

Em agosto de 2012 fui para a Unesp fazer um ano de intercâmbio. Quando cheguei lá, fui bem recebida pelas pessoas. Comecei a frequentar as aulas com os colegas brasileiros. Mas no início não foi tão fácil acompanhá-los. Os professores me deram muita ajuda. Sou muito extrovertida, então fiz amizade com eles logo. Eu saía muito com eles, a gente dançou, fez compras, fez comida juntos, foi a festa… Aprendi muitas gírias. Ah, não posso esquecer de uma professora que me tratou com muito amor. Ela se chama Gisele Manganeli Fernandes. Ela era responsável pelos estrangeiros. Eu a ajudei a colocar a tradução sobre a pós-graduação de Letras em mandarim no site da Unesp-São José do Rio Preto. A gente passou Natal, Ano Novo e Páscoa juntas com a família dela. No primeiro semestre de 2013, fui a mais uma faculdade chamada Fatec. Cursei informática e agronegócio lá. Frequentei mais aulas de português (comunicação empresarial), na verdade. Meus colegas foram muito gentis comigo. Um dia, me surgiu a ideia de ajudar meus colegas e também de agradecer meus professores da faculdade. Comecei a ensinar o mandarim e a cultura chinesa de graça. Minha aula é bem animada. Todos os alunos brasileiros adoravam. No início das aulas, a minha turma tinha 13 alunos, mas, no final, o curso já contava com 22 estudantes. Na minha visão, aprendi muito com meus alunos, pois ensinar é uma outra forma de estudar. Eu apresentei nossa cultura chinesa para meus alunos, e eles também gostaram de me mostrar as suas culturas.

Devido a todos os esforços e ajuda dos meus professores e amigos, eu fui a vários lugares maravilhosos. Passei um ano inesquecível aqui, em São José do Rio Preto, uma cidade bem tranquila e carinhosa. Deixei meus sorrisos, minhas lágrimas, minhas saudades e minhas pegadas aqui. Foi um prazer conhecer os professores, amigos, colegas do Ibilce, da Fatec, alunos da aula de mandarim, até cada pedra que eu conheci… É difícil dizer quando eu vou voltar lá de novo, mas já me lembro profundamente de tudo lá na minha cabeça. Tenho certeza de que vou te ver novamente na próxima vez que eu voltar para o Brasil.Valeu, tudo de bom para meus amigos queridos, tudo de bom para esse país carinhoso. Agradeço a experiência fantástica no Brasil. Espere minha volta!

*Bela Fernandes é uma aluna chinesa que fez um intercâmbio de um ano com a Unesp de São José do Rio Preto. Seu texto é um relato de experiência e de amor com a língua portuguesa. Convidamos vocês a compartilharem conosco a sua experiência com o português, seja aqui, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Conte sua história de amor (ou ódio). Não se preocupe com a forma ou com a gramática. O conteúdo é o que realmente importa para nós. Mande seu texto para info@aotpsite.org.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page