top of page

IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português – Nosso Idioma


O IV EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português – terminou e quero dar as boas-vindas a todos os novos sócios da nossa organização. Este encontro na Georgetown University cumpriu todos os objetivos da AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese – e estabeleceu novos standards para os próximos encontros. A AOTP agradece os apoios de Carlos Borges (Fundação Focus Brasil), do professor Michael Ferreira (Georgetown University) e de Roberto Martinez (Casa do Brasil no México), sem os quais este evento não poderia ter sido realizado.

Como nos encontros anteriores, este EMEP gerou uma energia positiva fantástica, que serviu de pano de fundo para muitos contatos profissionais, muitos inícios de conversa sobre potenciais colaborações e cooperações entre os membros da AOTP a trabalhar em vários países. Para além de promover a pesquisa sobre o ensino de português e a reciclagem profissional dos participantes, através do acesso ao que de mais atualizado se faz na nossa área; a promoção das interações profissionais entre todos os membros da AOTP que favoreçam novos e inovadores métodos é, sem dúvida, um dos nossos objetivos principais. Este EMEP não foi exceção, uma vez que já nos chegaram novas de vários projetos nacionais e internacionais que começaram a dar os seus primeiros passos este ano em Washington, DC.

Agora que o IV EMEP terminou, vamos nos concentrar em outros serviços que a nossa organização profissional oferece aos seus membros. Assim, até ao final de 2015, temos cinco objetivos principais em que estamos a trabalhar: primeiro, em vez das atas do IV EMEP, este ano vamos dividir os artigos em dois livros temáticos seguindo os mais rigorosos critérios científicos internacionais de Double-Blind Peer Review; segundo, estamos no processo de estabelecer um jornal acadêmico anual da AOTP da profissão e para a profissão, onde pesquisadores da nossa área tenham um espaço para publicar as suas pesquisas também dentro dos mais rigorosos critérios científicos internacionais de Double-Blind Peer Review; terceiro, estamos no processo de elaborar e disponibilizar no nosso website ferramentas para ajudar os nossos membros a defender os seus programas de português em reuniões com administradores educativos; quarto, com a ajuda de todos os membros do nosso conselho consultivo, vamos estabelecer as ações de formação da AOTP que realizaremos para os nossos membros no ano de 2016; e finalmente, vamos estabelecer no nosso website uma página exclusivamente para anúncios de trabalho disponível para professores nos Estados Unidos e no mundo.

Lembro ainda que, seguindo os nossos estatutos, este ano vamos ter eleições para vice-presidente, tesoureiro, representante do Nordeste no Conselho Consultivo, representante do Pacífico Conselho Consultivo, representante do Centro Sul no Conselho Consultivo, editor do boletim da AOTP e coordenador da coluna AOTP Nosso Idioma no jornal Gazeta Brazilian News. Durante o mês de novembro, vão estar abertas as candidaturas para estas posições e procederemos às eleições em dezembro. Os novos membros eleitos tomam posse em janeiro. Desde 2007 que a anuidade da AOTP é $25, o que tem sido possível manter através de parcerias com outras organizações que nos têm apoiado financeiramente. No entanto, os nossos custos de operação têm subido todos os anos e nem todos os apoios têm sido renovados. Por isso, vamos ter que aumentar a nossa anuidade para $40, o que nos permitirá continuar a garantir a independência de uma AOTP financeiramente saudável.

Muito obrigado pelo renovado apoio à nossa organização. Vamos continuar a trabalhar para que os nossos membros tenham acesso ao que de mais inovador se faz na nossa área. Oferecemos uma variedade de ferramentas profissionais que promovem a excelência no ensino de português e acreditamos que os nossos membros podem fazer escolhas mais informadas, o que vai sempre levar a resultados profissionais mais satisfatórios. Obrigado por participarem desta organização.

* Luis Gonçalves é presidente da AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page