III Simpósio AOTP sobre Português como Língua de Herança

19 de novembro de 2022
Organização:
Beatriz Cariello (Florida International University)
Ana Lúcia Lico (ABRACE)
Screen Shot 2022-09-02 at 11.16.40 AM.png

CHAMADA DE TRABALHOS

O III Simpósio AOTP sobre Português Língua de Herança (PLH, às vezes também POLH, Português como Língua de Herança) será realizado em formato virtual no dia 19 de novembro de 2022, e vai reunir educadores, pesquisadores e inovadores para explorar as experiências no ensino de PLH em vários contextos das nossas diásporas, na busca de fornecer excelentes exemplos de atuação em vários países. O III Simpósio AOTP sobre PLH é um espaço para explorar o muito que tem sido feito, com muita garra e criatividade, para enfrentar os desafios que as especificidades do PLH requerem. São abordagens e estratégias pessoalmente significativas para estes alunos que mantêm uma relação mais emocional e identitária que funcional e profissional com a nossa língua. Este evento online gratuito para os membros da AOTP e organizações parceiras vai proporcionar interações entre profissionais que se entregam honestamente a esta causa nobre de preservar a herança linguística dos nossos filhos, que é um direito que lhes assiste de nascença, mas tantas vezes dificultado ou negado.

O III Simpósio AOTP sobre PLH será realizado em formato on-line. O formato virtual responde ao feedback que os colegas nos têm dados sobre a dificuldade de financiamento para participar em eventos presenciais. O evento online facilita ainda a participação simultânea em vários fusos horários.

Para o simpósio serão bem-vindas apresentações sobre os seguintes temas:

  • Desenvolvimento e/ou  gestão de programas e currículos de PLH;

  • Ensino diferenciado para estilos de aprendizagem e níveis de conhecimento diferentes;

  • Metodologias e abordagens inovadoras no ensino de PLH;

  • Formação de professores;

  • Atuação das lideranças, autoridades e/ou organizações nas comunidades e no engajamento das famílias;

  • Ensino virtual e as tecnologias de informação e comunicação na aula de português como língua de herança;

  • Ensino para a cidadania global, compreensão cultural e competência comunicativa intercultural;

  • Diversidade, igualdade e inclusão nos programas de PLH;

  • Programas e projetos para diferentes públicos: crianças, adolescentes e adultos;

  • Troca de experiências entre academia e iniciativas comunitárias de PLH;

  • Literatura no ensino de PLH.

Os resumos das propostas devem conter a descrição do trabalho, as estratégias utilizadas para sua elaboração e os resultados alcançados em, no máximo, 1500 caracteres (cerca de 300 palavras). Modalidade de apresentação de trabalho: Apresentação individual ou em duplas de 20 minutos. 

  • Para enviar propostas de comunicação no III Simpósio AOTP sobre PLH até 30 de setembro, use este formulário.

  • Para se inscrever no III Simpósio AOTP de PLH como ouvinte, use esta página.

  • Os interessados em receber certificado, mas que ainda não são membros da AOTP ou de uma organização parceira, devem associar-se aqui.

Em 2017, a AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese organizou I Simpósio AOTP sobre PLH durante o VI EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português na Florida International University. Ainda no mesmo ano, a AOTP patrocinou o I Congresso Mundial de Bilinguismo e Línguas de Herança e o I Congresso Brasileiro de Português Língua de Herança realizados na Universidade de Brasília. Finalmente, em 2018 a AOTP organizou o II Simpósio AOTP sobre PLH em formato virtual. Estes três eventos foram marcantes para os nossos membros que trabalham com PLH, e muito aconteceu nos últimos quatro anos; temos muito que conversar e compartilhar em termos de ensino e aprendizagem de português no contexto de herança nas comunidades das diásporas falantes de português espalhadas pelo mundo. Participem como ouvintes ou compartilhando as suas pesquisas e experiências no III Simpósio AOTP sobre PLH.

III Simpósio sobre Português como Língua de Herança-2.png