top of page

Como tornar a língua portuguesa mais influente no mundo – Parte II

César Hidalgo, investigador do MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA), que liderou este estudo internacional, reconhece num comunicado da instituição que a Wikipedia, o Twitter e a tradução de livros “são redes representativas das elites”. Mas, ao mesmo tempo, o cientista sublinha que “estas elites são os motores da transferência de informação entre culturas”.

Conclusões distorcidas?

“A interpretação dos dados do estudo internacional agora publicado levanta-me várias reservas”, afirma António Branco ao Expresso. O investigador do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) critica, por exemplo, o fato de se tirarem conclusões sobre a influência global de uma língua a partir dos dados de 17 milhões de utilizadores do Twitter, “quando a população da Terra é de 7,2 bilhões de habitantes”.

Por isso, considera “duvidosa a posição periférica do chinês no estudo, quando este é falado por 1/5 da população mundial”. E dá outros exemplos: “A França e a Alemanha são duas potências econômicas monolingues e com pouca emigração, o que significa que os seus utilizadores do Twitter vão “twittar” principalmente na própria língua, isto é, não têm razão para o fazer noutras línguas”.

António Branco acha que “o indicador mais interessante do estudo acaba por ser o da tradução de livros”. Quanto à Wikipedia e ao Twitter, “têm informação muito enviesada”. Mas pode haver outras opções de investigação: “Se conseguíssemos contar o número de contratos feitos por multinacionais e as línguas em que são escritos, por exemplo, isso dava-nos uma dimensão da influência real de uma língua na economia mundial”.

O investigador da FCUL continua a preferir “as métricas mais usuais da difusão do português: a quinta língua mundial em número de falantes e utilizadores da internet”, onde se regista um rápido crescimento, “em especial devido à contribuição do Brasil”. António Branco sublinha ainda que o português é “a terceira língua mais usada no Twitter e no Facebook, porque somos latinos e por isso criamos mais relações sociais do que os falantes de línguas ligadas a outras culturas”.

O investigador da FCUL, que tem trabalhado na preparação do português para a era digital, está a coordenar o projeto científico europeu QTLeap de tradução automática e de desenvolvimento das tecnologias da linguagem (software), que envolve sete universidades (da Alemanha, Portugal, República Checa, Bulgária, Espanha e Holanda), uma empresa portuguesa (Higher Functions) e um orçamento de três milhões de euros.

O projeto constata que existe um paradoxo: na era digital e do mundo globalizado, a linguagem é uma das maiores barreiras comunicacionais com que nos deparamos. Por isso, o QTLeap procura soluções tecnológicas para ultrapassar esta barreira, mas sem diminuir ou destruir a diversidade linguística. “Hoje em dia a tecnologia de tradução automática baseia-se em texto corrido, mas este projeto europeu quer associar aos textos em português e em inglês, por exemplo, a sua análise sintática e semântica”. Deste modo, “já não são apenas as palavras, mas também as estruturas gramaticais associadas às frases”, que são objeto da investigação nesta área.

Com uma grande vantagem: “Esta nova metodologia permite maior abstração, um afastamento dos detalhes particulares de cada língua, em benefício de uma representação semântica mais universal de todas as línguas, resultando numa tradução automática de maior qualidade”.

O coordenador do QTLeap integrou a equipe de investigadores que lançou em 2012 o livro branco “A Língua Portuguesa na Era Digital”. O relatório constatava o baixo nível de preparação do português para a era digital em termos de tecnologia da linguagem nas áreas da tradução automática, análise de texto e recursos linguísticos e orais. O nível de preparação era considerado médio apenas no processamento da fala. O livro propunha ainda as ações necessárias para reforçar o desenvolvimento tecnológico destas áreas e consolidar o português “como língua de comunicação internacional com projeção global”.

*Virgílio Azevedo, jornalista português, repórter principal do semanário Expresso.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page