Os novos objetivos da AOTP – Nosso Idioma

Antes de mais nada, agradeço aos colegas a confiança que depositaram em mim quando votaram nas eleições para a diretoria. Há uns anos, entrei para o Conselho Consultivo e, desde 2013, sirvo na capacidade de vice-presidente. É uma grande honra assumir agora a presidência da AOTP e dar continuidade às nossas atividades. Tenho o privilégio de poder continuar a trabalhar com uma equipe de voluntários que, com muita dedicação, promove a excelência no ensino e aprendizado da Língua Portuguesa nos Estados Unidos e no mundo.

Durante sete anos, a AOTP foi brilhantemente conduzida por uma das suas fundadoras, a professora Anete Arslanian, e quero, em nome de todos os associados, agradecer o seu trabalho. A excelente reputação da AOTP é evidente na forma como tem crescido e no reconhecimento internacional que tem recebido. Este sucesso tem, sem sombra de dúvida, a assinatura da Anete e é indissociável da sua extraordinária dedicação. É fundamental para o sucesso da nossa organização que a Anete continue ligada aos destinos da AOTP. Por isso, aproveito esta oportunidade para informar que, seguindo os estatutos, lhe pedi para ocupar a vice-presidência até o próximo ciclo de eleições, o que ela gentilmente aceitou.

Em 2015 temos quatro objetivos principais para a AOTP: (1) avançar com uma agenda de ações de formação, que vamos realizar em três regiões e que respondem às necessidades profissionais identificadas pelos nossos associados; (2) em parceria com o Brazilian International Press Award, premiar indivíduos e instituições que desenvolvem trabalhos de referência internacional e que consideramos modelos a seguir no ensino e promoção da Língua Portuguesa nos Estados Unidos; (3) organizar com sucesso o IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português na Georgetown University a 7 e 8 de agosto, que promove uma troca internacional de conhecimento sobre novas propostas e metodologias de trabalho no ensino e aprendizado da nossa língua; (4) e procurar parcerias com associações de professores de outras línguas nos Estados Unidos e com organizações de professores de português em outros países, para partilharmos soluções criativas para os desafios profissionais que os nossos associados enfrentam.

Na AOTP, vamos continuar a trabalhar para os nossos colegas, a nossa profissão e os nossos alunos para que todos os dias cada um dos nossos associados tenha as condições para conduzir a sua atividade com o máximo de dignidade profissional.

 

Um abraço.

 

Luis Gonçalves

 

*Luis Gonçalves é presidente da AOTP – American organization of Teachers of Portuguese e ensina português na Princeton University, NJ. Tem doutoramento em Línguas Românicas, com especialização em Estudos da Comunicação e certificação em Estudos Culturais, pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Publicou artigos especializados e tem dado ações de formação a professores de português como língua estrangeira e organizado conferências e painéis sobre o ensino de PLE e Culturas Lusófonas em Portugal, Brasil e EUA. Recebeu o 2010 Award for University Professor of Portuguese dado pela Universidade dos Açores e pelo Portuguese World Language Institute at Lesley University, MA.

Please reload

Featured Posts

Ruth Broad Elementary School, em Bay Harbor Islands, tem after school program em português – Nosso Idioma

September 24, 2015

1/6
Please reload

Recent Posts

December 30, 2015

December 17, 2015

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square