top of page

Dicas para tornar a alfabetização no Português como Língua de Herança mais divertida – Nosso Idioma

Nem sempre é fácil despertar e, principalmente, manter o interesse dos brasileirinhos na Língua de Herança. A leitura e a contação de histórias podem ser grandes aliados nesta difícil tarefa vivida pelas famílias que, apesar de viverem no exterior, decidiram não abrir mão da Língua Portuguesa. Mas você sabe como escolher o livro certo ou o que fazer quando não tem acesso aos livros em português? Aqui estão algumas dicas para ajudar você a escolher livros que despertem nas crianças o prazer da leitura:

1 . Fique atento ao nível das crianças Conhece a Regra dos 5 dedos? Não? Ela pode ajudá-lo a descobrir se um livro é adequado, muito fácil ou difícil para a criança. Peça a criança para levantar um dedo para cada palavra que ele não souber o significado na primeira página. Se houver mais de 4 ou 5 palavras que ele não saiba em uma página, o livro será, provavelmente, muito difícil para ela e pode acabar sendo frustrante. Nesses casos, tente sugerir um outro livro ou proponha lerem o livro em conjunto.

2 . Rimas, repetições, humor e imagens Crianças pequenas gostam de livros que utilizem repetição de palavras, rimas e palavras familiares. A maioria das crianças também gosta de livros engraçados. Procure livros com imagens coloridas, palavras simples ou até mesmo sem texto e inventem juntos uma história.

3 . Livros que ajudam a compreender os acontecimentos da vida diária Utilize livros para ajudá-los a compreender sobre os acontecimentos que afetam a vida das crianças, como a chegada do irmão, o primeiro dia de aula, a mudança para uma outra cidade, a morte de um parente próximo. Estes livros ajudam a criança a lidar com os medos e sentimentos do dia a dia.

4 . Descubra seus autores favoritos e o que as outras crianças estão lendo Se seu filho tem um livro favorito, tente encontrar outros livros escritos pelo mesmo autor. Pergunte aos seus amigos, familiares e professores que livros as crianças estão lendo e organize uma troca de livros. Vendedores e bibliotecários podem ser também uma grande fonte para sugestão de livros populares.

E já que não podemos, e nem queremos, nos livrar dos tablets e dispositivos móveis, selecionei alguns aplicativos e plataformas que ajudam a incentivar a leitura e a escrita enquanto divertem:

1. Ludo primeiros passos (http://portal.ludoeducativo.com.br) O jogo associa sons a imagens e conforme o jogador acerta, aumenta o grau de dificuldade, completando sílabas ou palavras.

2. Pé de Vento (http://pedevento1.educopedia.com.br) Jogos, música e contação de histórias em um ambiente de game.

3. Livros Digitais (http://institutoparamitas.org.br) Permite que os alunos criem e contem suas próprias histórias e depois imprima ou compartilhe nas redes sociais.

4. ABC (https://itunes.apple.com/br/app/logos/id579406319) Um quiz que trabalha imagens e sons e pode ser utilizado tanto em inglês como em português.

*Cláudia Spitz cursou Comunicação Social e se especializou em Supervisão Escolar e Língua Inglesa. Trabalhou como professora de Inglês, coordenadora pedagógica em escolas internacionais e bilíngues no Rio de Janeiro e é autora de materiais didáticos bilíngues. Morando no Brasil atualmente, é diretora de projetos da Focus Educacional onde dirige o blog sobre educação bilíngue, além de ser responsável pelos cursos de formação de professores e pela Coleção Brasil de A-Z, Português como Língua de Herança para crianças.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page