top of page

Flexibilidade – Nosso Idioma

Flexibilidade é a palavra chave em se tratando do ensino de Português para Negócios. A pessoa que precisa aprender português, porque a companhia para a qual trabalha vai fazer ou já está fazendo negócios com companhias brasileiras, tem necessidades específicas. Além disso, os fatores que regem o seu aprendizado são diversos, sendo a motivação o principal deles. É uma “faca de dois gumes”. Ao mesmo tempo que a pessoa está motivada para aprender, ela também está se sentindo pressionada porque precisa aprender rápido.

O professor tem que ficar atento a isso enquanto prepara a aula. É necessário questionar-se o tempo todo. A lição é pertinente? O que está sendo ensinado (gramática, pronúncia, fluência)? O contexto é apropriado para o que se quer ensinar? O contexto é de interesse da pessoa de negócios?

Contexto! Contexto! Contexto! Uma entrevista inicial não só ajuda o professor a saber se o aluno fala outra língua como também se já estudou português. Para a pergunta “Quais palavras você já sabe em português?”, a resposta é geralmente “Obrigado!” É um bom começo e a pessoa se sente muito bem porque já sabe algo. O próximo passo é saber em que a pessoa trabalha. Na maioria das vezes a pessoa vai precisar saber falar ao telefone, escrever e-mails, fazer conferências e apresentações. Muitas vezes vai precisar viajar para o Brasil. O material disponível para o professor é fundamental para ensinar essas funções, mas em geral o professor tem que pesquisar vocabulário específico dependendo do campo de trabalho do aluno. Por exemplo, vocabulário usado em entretenimento, contabilidade, segurança ou exploração de petróleo.

O professor da pessoa de negócios tem que liderar a pessoa que está acostumada a liderar sem ferir sensibilidades. O aluno não sabe como pode atingir seus objetivos e aprender o suficiente para fazer seu trabalho. O aluno não tem tempo para rever o que foi estudado ou para fazer qualquer dever. Muitas vezes cancela a aula ou muitas aulas. Mais do que nunca cabe ao professor trabalhar tendo o aluno e suas necessidades como foco de sua atenção.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page