Flexibilidade – Nosso Idioma

Flexibilidade é a palavra chave em se tratando do ensino de Português para Negócios. A pessoa que precisa aprender português, porque a companhia para a qual trabalha vai fazer ou já está fazendo negócios com companhias brasileiras, tem necessidades específicas. Além disso, os fatores que regem o seu aprendizado são diversos, sendo a motivação o principal deles. É uma “faca de dois gumes”. Ao mesmo tempo que a pessoa está motivada para aprender, ela também está se sentindo pressionada porque precisa aprender rápido.

O professor tem que ficar atento a isso enquanto prepara a aula. É necessário questionar-se o tempo todo. A lição é pertinente? O que está sendo ensinado (gramática, pronúncia, fluência)? O contexto é apropriado para o que se quer ensinar? O contexto é de interesse da pessoa de negócios?

Contexto! Contexto! Contexto! Uma entrevista inicial não só ajuda o professor a saber se o aluno fala outra língua como também se já estudou português. Para a pergunta “Quais palavras você já sabe em português?”, a resposta é geralmente “Obrigado!” É um bom começo e a pessoa se sente muito bem porque já sabe algo. O próximo passo é saber em que a pessoa trabalha. Na maioria das vezes a pessoa vai precisar saber falar ao telefone, escrever e-mails, fazer conferências e apresentações. Muitas vezes vai precisar viajar para o Brasil. O material disponível para o professor é fundamental para ensinar essas funções, mas em geral o professor tem que pesquisar vocabulário específico dependendo do campo de trabalho do aluno. Por exemplo, vocabulário usado em entretenimento, contabilidade, segurança ou exploração de petróleo.

O professor da pessoa de negócios tem que liderar a pessoa que está acostumada a liderar sem ferir sensibilidades. O aluno não sabe como pode atingir seus objetivos e aprender o suficiente para fazer seu trabalho. O aluno não tem tempo para rever o que foi estudado ou para fazer qualquer dever. Muitas vezes  cancela a aula ou muitas aulas. Mais do que nunca cabe ao professor trabalhar tendo o aluno e suas necessidades como foco de sua atenção.

Please reload

Featured Posts

Ruth Broad Elementary School, em Bay Harbor Islands, tem after school program em português – Nosso Idioma

September 24, 2015

1/6
Please reload

Recent Posts

December 30, 2015

December 17, 2015

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square