top of page

Entre outros: Fernando Pessoa – Nosso Idioma

É fascinante como Fernando Pessoa e seus heterônimos expressaram em palavras uma questão essencial e atual: a multiplicidade. Essa condição mostra-se num mundo em que a diluição de possibilidades trazem a sensação de que não há mais apenas um caminho e uma certeza, mas milhares. Essa ampliação do olhar e das perspectivas é o cerne da obra de Fernando Pessoa e de seus heterônimos. Pessoa não foi somente um poeta, foi um criador de poetas. Não inventou pseudônimos: criou personalidades dotadas de vida, pensamentos e estilos diferentes de si próprio, por isso chamadas de heterônimos.

Vamos ler um trecho da carta de Fernando Pessoa a seu amigo Adolfo Casais Monteiro, em que comenta a heteronímia:

“Eu vejo diante de mim, no espaço incolor, mas real do sonho, as caras, os gestos de Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Construí-lhes as idades e as vidas. Ricardo Reis nasceu em 1887 (não me lembro o dia e mês, mas tenho-os algures), no Porto, é médico e está presentemente no Brasil. Alberto Caeiro nasceu em 1889 e teve profissão e educação quase alguma. Álvaro de Campos nasceu em Tavira, no dia 15 de outubro de 1890”. (Fernando Pessoa)

O poeta tentou formular um todo através da experiência de vários “eus”. Os três heterônimos mais conhecidos são Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Mas não só, há outros, todos fonte para estudos e desassossegos.

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

(heterônimo Álvaro de Campos em trecho do poema “Tabacaria”)

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page