top of page

Teletandem Brasil – Nosso Idioma

Devido ao crescimento econômico do Brasil, a procura por cursos de português nos Estados Unidos, segundo dados da Modern Language Association, tem crescido anualmente cerca de 10% e tem um grande potencial para continuar aumentando.

Diante dessa tendência, o projeto Teletandem Brasil, desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em parceira com universidades dos Estados Unidos e de outros países, tem se destacado por promover a aprendizagem de português de forma interativa e colaborativa. Por meio de parcerias de professores e pesquisadores da UNESP de Assis e de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, com professores de português de universidades como Georgetown University, University of Miami e Virginia Commonwealth University, o projeto possibilita parcerias colaborativas entre os alunos aprendizes de português dessas instituições e alunos brasileiros aprendizes de inglês na UNESP.

Com a realização de interações audiovisuais semanais, com ferramentas como o Skype, os aprendizes praticam português e inglês e trocam seus conhecimentos sobre o Brasil e os Estados Unidos, a partir das perspectivas e experiências de cada um. As interações são baseadas em princípios como autonomia, reciprocidade e uso separado das línguas e os alunos contam com o apoio pedagógico de mediadores (professores e pesquisadores vinculados ao projeto). Dessa forma, os aprendizes têm a chance de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, de desenvolver a proficiência oral e de refletir sobre aspectos culturais dos dois países.

De acordo com João Antonio Telles, coordenador do projeto, o contexto Teletandem tem um papel social importante, já que contribui para a promoção da aprendizagem de português como língua estrangeira nas universidades internacionais e também contribui para que aprendizes brasileiros possam praticar línguas como o inglês, espanhol, alemão e italiano (João Antonio Telles (Org.), Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI).

Conheça mais sobre o projeto Teletandem: Site oficial Teletandem Brasil: http://www.teletandembrasil.org/home.asp

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page