Tecendo uma geração bilíngue – Nosso Idioma

Nossa língua é a nossa pele. Com ela grandes desafios colocam-se para nós, que vivemos na condição de imigrante. É preciso tecer conexões com uma nova cultura ao mesmo tempo em que lutamos para manter aquela que conquistamos.
Enredadas nessa teia de preservação da identidade, a AOTP e outras entidades brasileiras engajaram-se no colhimento de assinaturas de uma petição que apoia a implementação do ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas no distrito de Palm Beach.
Cumprindo nossa função de ajudar na expansão do ensino na língua portuguesa nos Estados Unidos, nós acolhemos o desejo e o empenho de Jonathan Asbel, americano casado com uma brasileira, que luta por oferecer a seus filhos o português como língua de herança formalmente.
A proposta visa ao estabelecimento de programas com ensino da língua portuguesa, incluindo um programa bilíngue, em escolas públicas no distrito de Palm Beach. Eles contemplarão famílias falantes e não-falantes de português, alinhando-se à necessidade de preparar nossos filhos para um mundo cada vez mais multilíngue e multicultural. É muito importante que a comunidade mostre seu desejo de manutenção e desenvolvimento de sua identidade cultural nesta iniciativa para que outras mais se criem e se solidifiquem.
Desejamos que esse engajamento continue a se construir coletivamente, incorporando as assinaturas e contribuições da comunidade brasileira. Pois…

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem 
(…)

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.

(João Cabral de Melo Neto)

 

• Para assinar a petição você deve acessar o website:
https://www.change.org/petitions/establish-a-dual-language-english-portuguese-program-and-elective-portuguese-classes

• Para quem é morador do distrito de Palm Beach, é muito importante que além de assinar a petição, você também responda a uma enquete que ajudará a selecionar o tipo de programa a ser implementado. Acesse a enquete pelo website: www.aotpsite.org

Please reload

Featured Posts

Ruth Broad Elementary School, em Bay Harbor Islands, tem after school program em português – Nosso Idioma

September 24, 2015

1/6
Please reload

Recent Posts

December 30, 2015

December 17, 2015